SOMATÓRIA
“Há efeitos de verdade que uma sociedade como a sociedade ocidental, e agora se pode dizer que a sociedade mundial produz a cada instante. Produz-se verdade. Estas produções de verdade não podem ser dissociadas do poder e dos mecanismos de poder, ao mesmo tempo porque estes mecanismos de poder tornam possíveis essas produções de verdade, as induzem; e elas próprias são efeitos de poder que nos ligam, nos conectam. São essas relações de verdade/poder, saber/poder que me preocupam. Então, esta camada de objetos, ou melhor, esta camada de relações, é difícil de ser apreendida; e como não há uma teoria geral para apreendê-las, eu sou, por assim dizer, um empirista cego, quer dizer que eu estou na pior das situações. Não tenho teoria geral e nem mesmo um instrumento seguro. (FOUCAULT, M. Poder e saber. In: MARÇAL, J. Antologia de textos filosóficos. Curitiba: Seed, 2009, p. 237). A partir do texto citado, assinale o que for correto.
01) O conhecimento científico, também entendido como verdadeiro, não está isento das influências dos interesses de poder.
02) Para Foucault, o conhecimento verdadeiro está ligado aos mecanismos de poder.
04) Foucault chama a atenção para a falta de instrumentos para investigar e conhecer melhor os mecanismos que vinculam saber e poder.
08) Para Foucault, poder e verdade são relações reais que atuam decisivamente na produção do conhecimento, a despeito da dificuldade de constatá-las.
16) Para Foucault, há uma teoria geral e um método que explicam as relações inerentes entre saber e poder.