(SOMATÓRIA)
Immanuel Kant afirma que o imperativo categórico é o princípio objetivo da moralidade válido para todos os seres humanos como fundamento de determinação da vontade e critério de escolha de máximas morais. Sobre a moral de Kant, assinale o que for correto.
01) A lei moral, como imperativo categórico, é válida somente para seres racionais finitos como o homem, pois a sua vontade nem sempre está em conformidade com o princípio moral, podendo também ser determinada por princípios subjetivos do querer, razão pela qual a lei se impõe a ele como lei do dever.
02) A liberdade é a essência da lei moral e a condição da vontade de ser autônoma na escolha de máximas morais, sendo, por isso, a condição para a atribuição de responsabilidade ao ser humano como legislador moral.
04) Máximas são princípios subjetivos do querer e fundamentos racionais de determinação imediata das ações que podem ter ou não ter valor moral.
08) A heteronomia é a condição da vontade de se submeter a princípios externos de determinação e, por isso, não constitui princípio de valor moral, mas é, por outro lado, uma das condições para a promoção da felicidade.
16) Liberdade e obrigação são conceitos que se opõem mutuamente, pois, se uma ação é considerada livre e, portanto, dependente apenas do querer do agente, então é inaceitável, de acordo com Kant, que seres humanos tenham deveres morais.