(SOMATÓRIA)
Infiltrado na Klan, filme dirigido por Spike Lee (2018), narra a história de Ron Stallworth, um policial negro que conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan, movimento que defende a supremacia branca nos Estados Unidos. A história tratada no filme traz à tona o embate dos grupos negros pela igualdade social e política no século XX. A respeito do movimento negro e a sua luta por igualdade racial e direitos civis nos Estados Unidos, assinale o que for correto.
01) O boxeador Muhammad Ali, ícone do esporte mundial, teve forte militância na luta pelos direitos dos negros nos Estados Unidos. Negou-se a lutar na Guerra do Vietnã, converteu-se ao islamismo e foi grande apoiador do líder Malcolm X.
02) O movimento negro norte-americano trouxe a tona questões como comportamento sexual e práticas culturais, dialogando com outros movimentos que ganharam força nos meados do século XX, como o movimento hippie, o movimento feminista e o movimento gay.
04) “Eu tenho um sonho...”, frase proferida pelo ativista Martin Luther King em um dos seus discursos em defesa da igualdade racial, tornou-se uma referência do movimento negro norte-americano.
08) Os Panteras Negras defendiam a autodefesa armada por parte dos afro-americanos, além de denunciar e combater atos de violência contra a comunidade Negra naquele país.
16) Angela Davis foi uma das mais ativas militantes negras norte-americanas do século XX. Tornou-se professora e defensora dos direitos civis dos negros naqueles país.