(SOMATORIA)

Maior reator de fusão nuclear do mundo começa a ser construído na França

As obras de montagem do maior reator de fusão nuclear do mundo foram iniciadas em julho de 2020, no sul da França. O reator pretende replicar o processo pelo qual o Sol gera sua energia: a fusão de átomos de hidrogênio. Para tal, o reator vai aquecer dois isótopos de hidrogênio, deutério (²H) e trítio (³H), a uma temperatura de aproximadamente 150 milhões de graus Celsius. A reação produz um núcleo de hélio e um nêutron com alta energia. Essa energia, transformada em calor, poderá ser usada para produzir eletricidade e promete ser mais “limpa”, gerando uma quantidade menor e menos tóxica de resíduos do que os processos de fissão nuclear atualmente em uso. O projeto, denominado “ITER”, tem como principal propósito mostrar que a fusão nuclear em larga escala é viável e pode se tornar uma alternativa eficiente para a geração de energia limpa.
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2020/08/maior-reator-de-fusao-nuclear-do-mundo-comeca-a-serconstruido-na-franca.shtml. Acesso em: 22 out. 2021.
Sobre o tema, é correto afirmar que:
01. o átomo de hélio resultante da fusão nuclear tem em seu núcleo dois prótons e dois nêutrons.
02. na fusão nuclear, os elétrons de dois átomos fundem-se no núcleo para produzir um elemento de maior massa atômica do que os átomos originais.
04. a fusão nuclear é semelhante à fissão nuclear, já que, em ambos os processos, há a formação de átomos “pesados”, oriundos da união de prótons e nêutrons para formar o núcleo do átomo resultante.
08. nas condições descritas para o processo de fusão, o deutério e o trítio estarão no estado sólido, o que facilitará o controle do processo.
16. o processo de fusão que será conduzido no ITER pode ser descrito pela reação He(g) → ²H(g) + ³H(g) + n.
32. os isótopos de hidrogênio, deutério e trítio, têm em comum o fato de possuírem um único próton no núcleo.