(SOMATÓRIA)
Mendel fez cruzamentos com ervilhas para estabelecer algumas leis da hereditariedade. Assim, em um dos seus experimentos, cruzou ervilhas amarelas e lisas com ervilhas verdes e rugosas. Na geração F1 observou que todos os descendentes possuíam ervilhas amarelas e lisas. Mendel então intercruzou os descendentes da geração F1 e observou na F2 uma proporção de 9/16 amarelas e lisas, 3/16 amarelas e rugosas, 3/16 verdes e lisas, 1/16 verdes e rugosas. Diante do exposto e sobre as leis de Mendel, assinale o que for correto.
01) Esse é um exemplo da segunda lei de Mendel com dominância completa do fenótipo amarelo sobre o fenótipo verde e também do fenótipo liso sobre o fenótipo rugoso.
02) As duas características analisadas nesse exemplo, cor da ervilha e forma da ervilha, correspondem cada uma delas ao controle de um gene.
04) Esses dois genes analisados no exemplo, gene que controla a cor da ervilha e gene que controla a forma da ervilha, obrigatoriamente estão em cromossomos diferentes, fato que define a lei da segregação independente.
08) A proporção observada na F2 de 9:3:3:1 é decorrente da segregação de um gene com dominância incompleta.
16) Esse exercício mostra claramente que os genes para cor da ervilha e formato da ervilha estão no mesmo cromossomo; por isso é chamado de ligação gênica.