(SOMATÓRIA)
Movimento de caráter religioso, a Reforma Protestante marcou a passagem do mundo medieval para o moderno e teve desdobramentos políticos e econômicos consideráveis. A respeito desse acontecimento, assinale o que for correto.
01) Desde o século XVII, a Europa assistiu movimentos que questionavam crenças e práticas católicas, como os promovidos pelos cátaros, no sul da França, que tinham valores morais bastante rígidos e não concordavam com o comportamento do clero católico.
02) Obras produzidas por pensadores e cléricos como Erasmo de Roterdã, John Huss e Thomas Morus trouxeram duras críticas à postura da Igreja Católica e auxiliaram na construção de uma nova base doutrinária cristã, abrindo espaço para o surgimento de religiões como o Luteranismo, o Calvinismo e o Anglicanismo.
04) A importância econômica e política da Igreja Católica ao longo de todo o período medieval, bem como a crítica católica à prática da usura (cobrança de juros) incomodou profundamente a nascente burguesia, classe que se aproximou dos princípios defendidos pelos protestantes.
08) O embate entre Martin Lutero e o Papa Leão X em torno da venda de indulgências, pode ser considerado o ponto de partida para o processo que levou a origem da Reforma Protestante.
16) A crise econômica verificada no final do período medieval contribuiu para que os dogmas católicos fossem questionados pelos precursores da Reforma Protestante. Além disso, a concentração de riqueza e o não cumprimento de votos religiosos pelo clero católico também contribuiu para a ocorrência do movimento reformista.