Questão
Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
2017
Fase Única
SOMATORIA-Muitas169231a15c3
Discursiva
(SOMATÓRIA)

Muitas briófitas apresentam reprodução assexuada, por meio de propágulos, entretanto, a forma mais característica de reprodução é a alternância de gerações. Analise o esquema do ciclo reprodutivo de um musgo e assinale o que for correto.



Adaptado de: Linhares, S.; Gewandsznajder, F. Biologia hoje. 15ª ed. Volume 2. Editora Ática, São Paulo, 2010.

01) Por meio de mitoses (evento II), ocorre a produção dos microsporângios diploides (estrutura C), os quais são liberados pela abertura do opérculo, levando a formação do protonema e, consequentemente, do gametófito diploide (estrutura D).

02) No esporângio, ocorre a meiose (evento II), originando os esporos (estrutura C), o que dá início à fase haploide do ciclo.

04) Ao germinar, o esporo origina o protonema, o qual produz ramificações que penetram no solo, formando rizoides. O gametófito haploide (estrutura D) é formado após sucessivas mitoses.

08) O anterídio (estrutura A) libera anterozoides que chegam ao arquegônio (estrutura B) e nadam até a oosfera, ocorrendo a fecundação. O zigoto origina um embrião, que se desenvolve por sucessivas mitoses (evento I), originando um esporófito adulto diploide.