SOMATÓRIA
“Obedece-se não à pessoa em virtude de seu próprio direito, mas à regra estatuída, que estabelece ao mesmo tempo a quem e em que medida se deve obedecer. Também quem ordena obedece, ao emitir uma ordem, a uma regra: à ‘lei’ ou ‘regulamento’ de uma norma formalmente abstrata”. (WEBER, M. Os três tipos puros de dominação legítima. In: CASTRO, C. (org). Textos básicos de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2014, p. 59). Considerando o texto citado e conhecimentos sobre a perspectiva teórica de Max Weber, assinale o que for correto.
01) O trecho acima destacado apresenta a descrição de um tipo de dominação política que se dá em virtude das qualidades carismáticas, afetivas e intelectuais de líderes comunitários.
02) A obediência às regras e aos estatutos legais encontra na burocracia sua principal expressão histórica.
04) A dominação exercida pelo sistema jurídico legal é constituída por dois processos distintos. Do lado de quem exerce o poder, vigora a dominação constituída pela força, pela vontade e pela virtude. Do lado de quem se submete à lei, vigora o medo, o dever e a fidelidade.
08) A profissionalização, a valorização de competências técnicas e o direito de ascensão e negociação no trabalho são características que compõem o tipo ideal de dominação descrita no trecho citado.
16) Os Estados modernos, por princípio, organizam-se por meio de processos racionais de controle da violência, como os aparatos policiais e jurídicos.