SOMATÓRIA
“Passemos, então, aos atributos da alma e vejamos se há alguns que existam em mim. [...] Um outro é pensar, e verifico aqui que o pensamento é um atributo que me pertence; somente ele não pode ser separado de mim. Eu sou, eu existo: isto é certo; mas por quanto tempo? Durante todo o tempo em que eu penso; pois talvez poderia acontecer que, seu eu parasse de pensar, ao mesmo tempo pararia de ser ou de existir. Nada admito agora que não seja obrigatoriamente verdadeiro: nada sou, então, a não ser uma coisa que pensa, ou seja, um espírito, um entendimento ou uma razão, que são palavras cujo significado me era anteriormente desconhecido.” (DESCARTES, R. Meditações, 2ª Meditação. São Paulo: Nova Cultural, 2004, p. 260 e 261).
A partir do texto citado, assinale o que for correto.
01) A faculdade de pensar é um atributo que não pode ser separado do sujeito, ligado intimamente ao seu eu.
02) O pensamento é um atributo ligado ao corpo do sujeito, visto que é somente por meio desse pensamento que elaboramos nossas ideias.
04) Os pensamentos são efêmeros, uma vez que desaparecem quando deixamos de pensar, não restando nada em nós.
08) Os pensamentos e o conhecimento das coisas já estão na alma humana, e é necessário rememorá-la por um ato de autorreflexão.
16) No processo de autoconhecimento, a primeira constatação a que se chega é que o homem é, prioritariamente, um ser que pensa, uma coisa pensante.