(SOMATÓRIA)
Pode-se afirmar que o tema das Reformas Religiosas (protestante e católica) pertinente ao início da Idade Moderna apresenta efeitos para além das mudanças eclesiásticas do século XVI, relacionando-se com aspectos culturais, econômicos e políticos daquele e dos próximos séculos. Sobre a Reforma Protestante e da Contrarreforma Católica, assinale o que for correto.
01) A Reforma Protestante inaugurou o que se pode chamar de uma nova ética religiosa, a qual reafirmava os princípios católicos medievais que condenavam o lucro excessivo (usura) e defendia a noção de preço justo.
02) O Concílio de Trento reagiu às ideias protestantes e reafirmou pontos da doutrina católica como a crença na salvação humana a partir da conjugação entre fé e obras, negando a teoria da predestinação.
04) Na origem, o movimento de Reforma foi composto por fiéis descontentes com os rumos da Igreja Católica, notadamente pela corrupção e pelos privilégios do alto clero.
08) O Index Librorum Prohibitorum foi uma das principais criações da Reforma Protestante. A negação aos textos religiosos produzidos pelo clero na Idade Média foi a estratégia adotada pelos protestantes para afastar católicos de sua fé original.
16) A Reforma Protestante encontrou grande resistência nas monarquias nacionais, uma vez que os reis encaravam a Igreja Católica como uma instituição universal que não interferia nas questões políticas, sociais e culturais dos países europeus.