(SOMATÓRIA)
Presentes ao longo de quase todo o período colonial, os jesuítas chegaram à colônia em meados do século XVI com a missão de catequizar e evangelizar os indígenas que aqui viviam. Ao longo do tempo, a importância dos jesuítas foi se tornando cada vez maior, até que foram expulsos no final do século XVIII por ordem do futuro Marquês de Pombal. A respeito da presença dos jesuítas na sociedade colonial brasileira, assinale o que for correto.
01) Os jesuítas atuaram no campo educacional, sendo que seus colégios seguiam os mesmos princípios pedagógicos dos colégios jesuítas existentes na Europa.
02) Um dos primeiros redutos dos jesuítas na colônia foi a região Sul, onde estabeleceram as chamadas Missões Jesuíticas, comunidade que reuniu grande número de indígenas desde o século XVI.
04) A saída dos jesuítas teve uma grande implicação econômica, na medida em que estes levaram consigo todos os bens e riquezas adquiridos pela congregação ao longo do tempo em que estiveram na colônia.
08) Os jesuítas se fizeram presentes no interior do território colonial. A busca por conviver com os nativos, aprender seus idiomas e costumes para, então, catequizá-los foi a motivação para tal comportamento.
16) José de Anchieta, um dos mais populares missionários jesuítas do período colonial, além de participar ativamente da catequização dos indígenas, escreveu a primeira gramática da língua tupi-guarani.