(SOMATÓRIA)
Recentemente a Rússia lançou um polêmico reator nuclear flutuante com o objetivo de levar calor e energia para regiões remotas do país, além de apoiar atividades de mineração. Esse fato ocorre em meio a preocupações de ambientalistas devido ao potencial risco de acidentes. O navio Akademik Lomonosov, construído para suportar colisões com icebergs e o impacto de ondas de sete metros, transporta dois reatores nucleares que fazem uso de urânio com baixo enriquecimento. Esses reatores, quando combinados, são capazes de produzir 70 MW de eletricidade. As três principais formas isotópicas do urânio encontradas na natureza e suas respectivas abundâncias naturais são especificadas abaixo:
²³⁸U₉₂ (99,274%); ²³⁵U₉₂ (0,720%) e ²³⁴U₉₂ (0,005%)
O isótopo ²³⁵U₉₂ sofre fissão nuclear, uma reação que ocorre de diferentes maneiras, com a geração de pares de núcleos diferentes e de nêutrons (𝑛). Como exemplo, tem-se a seguinte reação:
²³⁸U₉₂ + ¹n₀ → ¹³⁹Ba₅₆ + ⁹⁵Kr₃₆ + 2 ¹n₀ + energia
Disponível em: https://time.com/5659769/russia-floating-nuclear-power. [Adaptado]. Acesso em: 31 ago. 2019. Disponível em: https://www.theguardian.com/world/2019/aug/04/russia-floating-nuclear-power-station-chernobyl-on-ice. [Adaptado]. Acesso em: 31 ago. 2019.
Sobre o assunto e considerando as informações acima, é correto afirmar que:
01. além do risco de acidentes, uma das principais limitações do uso de reatores nucleares consiste na produção de resíduos radioativos.
02. na reação ²³⁵U₉₂ + ¹n₀ -> ⁸⁷Br₃₅ + ˣLaᵧ + 3 ¹n₀ + energia, o lantânio formado tem número atômico igual a 57 e número de massa igual a 146.
04. considerando os isótopos de urânio, pode-se afirmar que o átomo de ²³⁸U₉₂ possui 92 prótons, 146 nêutrons e 92 elétrons.
08. a massa atômica do urânio é igual à massa atômica de seu isótopo de menor abundância natural.
16. conforme o exemplo, a fissão nuclear do ²³⁵U₉₂ produz átomos de bário e criptônio, os quais são isótopos do urânio.
32. a fissão nuclear de átomos de hidrogênio pode ser ilustrada por ²H₁ + ³H₁ -> ⁴He₂ + ¹n₀ + energia.
64. na fusão nuclear, dois ou mais núcleos leves se dividem, originando outros núcleos menores.