(SOMATÓRIA)
O Renascimento foi um movimento de cunho científico-cultural que transformou a realidade europeia entre os séculos XIV e XVI. Contestando os padrões medievais de ciência e cultura, retomando elementos da cultura greco-romana e valorizando o antropocentrismo, esse movimento foi decisivo para os rumos da humanidade. A respeito desse tema, assinale o que for correto.
01) Apesar de possuir elementos comuns, não é possível falar no Renascimento como um movimento uniforme, ele ocorreu de modo distinto entre os diversos países europeus em que suas ações foram sentidas.
02) O racionalismo foi um dos elementos formadores do Renascimento. A percepção de que a razão humana (fundamentada no conhecimento científico, na observação e na experiência) deveria ser valorizada, esteve presente desde as origens do movimento renascentista.
04) A pintura da Capela Sistina, no Vaticano, uma das principais obras de Leonardo da Vinci, é considerada como um dos grandes exemplos da produção artística renascentista.
08) William Shakespeare, na Inglaterra, e Miguel de Cervantes, na Espanha, figuram entre os principais autores da literatura renascentista.
16) As artes foram extremamente importantes durante o Renascimento. A superação da percepção de que a fé e a religião eram elementos indispensáveis para a produção artística expressam os padrões renascentistas.