(SOMATÓRIA)
O Renascimento e o Iluminismo, embora não estejam restritos à Época Moderna, podem ser considerados dois grandes marcos da Modernidade. A respeito desses dois movimentos culturais, assinale o que for correto.
01) Pensadores iluministas, como Voltaire, defenderam a ideia de um continuado aperfeiçoamento da sociedade com base na razão e no avanço da ciência. No entanto, no século passado, após a Segunda Guerra Mundial, pensadores como Theodor Adorno contestaram a ideia de progresso.
02) No Renascimento, a partir das teorias de Nicolau Copérnico e das observações astronômicas de Galileu Galilei, a antiga teoria heliocêntrica (a ideia de que o Sol é o centro do Universo) foi definitivamente abandonada.
04) O ateísmo e o comunismo eram aspectos convergentes entre as ideias renascentistas e iluministas, concepções que podem ser observadas no livro Utopia, de Thomas More. Os dois movimentos eram contra a Igreja, criticavam a família tradicional e a fé em Deus.
08) Além da Arte, o Renascimento também significou o desenvolvimento do conhecimento em áreas como Física, Astronomia, Matemática e Biologia. Com isso, ocorreu uma ampliação gradual da independência do conhecimento racional em relação aos dogmas e às proibições religiosas.
16) Em “Segundo tratado sobre o governo civil”, John Locke defendeu a ideia de que os homens eram portadores de direitos naturais como a vida, a liberdade e a propriedade.