SOMATÓRIA
“Sou professora de educação física escolar e sempre procuro proporcionar experiências novas para os alunos, desenvolver atividades que eles ainda não tenham vivenciado, ou apresentar um conteúdo de forma diferente [...]. Desenvolvi uma experiência de ‘gamificação’ com seis turmas de 4° e 5° anos do Ensino Fundamental [...] eles discutiram como transformar os games em atividades corporais [...]”. (RIBEIRO, C. Professora se inspira em jogos de videogame para criar prova de atletismo. Disponível em: http://porvir.org/professora-se-inspira-em-jogos-de-videogame-p... Acesso em: 05 set. 2019).
Assinale o que for correto sobre educação física e exergames – que combinam movimento corporal e jogos eletrônicos.
01) Apesar de os exergames requererem dos participantes movimentos de partes do corpo (ou do corpo todo) para que o jogo aconteça, eles ainda não foram pensados como estratégia para que crianças e adolescentes ampliem sua prática de atividade física.
02) Ao movimentarem o corpo nos exergames, os alunos podem ver seus próprios movimentos na tela, ampliando, assim, a consciência de seu corpo.
04) Os exergames são utilizados nas aulas de educação física para incentivar a aplicação da tecnologia ao movimento corporal, embora sejam limitados em seu potencial educativo para discutir valores, estereótipos e preconceitos.
08) Escolher jogos de videogame que contemplem habilidades corporais e discutir com os alunos como transformá-los em atividades corporais constituem estratégias para trabalhar esse conteúdo nas aulas de educação física.
16) Os jogos eletrônicos, a exemplo dos videogames, já foram considerados um dos principais aliados do sedentarismo, diferentemente do que ocorre com os exergames na atualidade.