(SOMATÓRIA)
01) De acordo com a Teoria Literária, os textos literários estão subdivididos em três grandes gêneros: lírico, épico e dramático. Assim definidos desde a Antiguidade Clássica, eles ainda conservam a característica de serem puros, ou seja, cada um deles possui atributos particulares e exclusivos, impossibilitando que textos literários de gêneros distintos possuam semelhanças formais entre si.
02) Conforme as especificidades de algumas formas literárias e suas classificações, contos, fábulas e crônicas pertencem ao gênero narrativo. As epopeias, que cantam feitos grandiosos e guerras dramáticas, pertencem ao gênero dramático. Por sua vez, os romances e as novelas, que retratam principalmente a força e os conflitos das relações amorosas, pertencem ao gênero lírico.
04) Nos textos poéticos são recorrentes os recursos de composição que geram efeitos de musicalidade. Entre esses recursos, encontram-se o ritmo, gerado pela alternância de sílabas tônicas e átonas, e as rimas, produzidas pela semelhança sonora entre duas ou mais palavras a partir de sílabas tônicas.
08) No romance Dois irmãos, de Milton Hatoum, em diversos momentos é utilizada a técnica do discurso indireto livre, como no fragmento: “Esse indiano é um aventureiro”, disse Zana. “Um sanguessuga! A comida que eu preparei para esse ingrato... Só faltei dar na boca desse parasita amarelão! Acabou com o futuro do meu filho!” (HATOUM, 2000, p. 236).
16) Ao serem elaborados, os textos literários do gênero teatral tendem a levar em consideração possíveis estratégias para suas montagens cênicas. As orientações de cenários e de encenações, muitas vezes presentes nas rubricas, mostram esse aspecto.