Questão
Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
2012
Fase Única
SOMATORIA-Texto-138291322408
Discursiva
(SOMATÓRIA)

Texto 1: Meter a língua onde não é chamado

Outro dia eu disse para as minhas filhas que o telefone estava escangalhado. Nada escangalha mais, no máximo não funciona. Me acharam, sem usar tamanho e tão cansativo polissílabo, um completo mocorongo. Como sempre, estavam certas. Eu tenho visto mulheres de botox, homens que escondem a idade, tenho visto todas as formas de burlar a passagem do tempo, mas o que sai da boca tem data. Cuida- do cinquentões com o ato falho de pedir um ferro de engomar, achar tudo chinfrim, reclamar do galalau que senta na sua frente no cinema e a mania de dizer que a fila do banco está morrinha. Esse papo, por mais que você curta música techno e endívias, denuncia de que década você veio.

Adaptado de: Joaquim Ferreira dos Santos. Disponível em http://www.releituras.com/jfsantos_menu.asp. Acesso em 23 de julho de 2012

Texto 2: Rato de sebo


Adaptado de: Custódio. Disponível em http://www.releituras.com/ratodesebo69.asp. Acesso em 23 de julho de 2012.

O texto de Joaquim Ferreira dos Santos e a charge de Custódio têm entre si um assunto comum. Quanto a isso, assinale o que for correto.

01) "O real estado da língua é o das águas de um rio, que nunca param de correr e de se agitar, que sobem e descem conforme o regime de chuvas, sujeitas a se precipitar por cachoeiras, a se estreitar entre as montanhas e a se alargar pelas planícies." (BAGNO, 2007, p. 36).

02) "Se a língua é falada por seres humanos que vivem em sociedades, se esses seres humanos e essas sociedades são sempre, em qualquer lugar e em qualquer época, heterogêneos, diversificados, instáveis, sujeitos a conflitos e a transformações, o estranho, o paradoxal, o impensável seria justamente que as línguas permanecessem estáveis e homogêneas." (BAGNO, 2007, p. 37).

04) "Somente uma língua idealizadamente descontextualizada é uniforme. E o que é uma língua descontextualizada? É a língua artificial, inventada; língua para dar exemplos. É a língua das frases soltas. Língua que não tem como referência uma situação, um sujeito, uma finalidade comunicativa. Parece uma coisa oca." (ANTUNES, 2007, p. 105).

08) "A língua contextualizada inclui pessoas, inclui sujeitos." (ANTUNES, 2007, p. 106).

16) "Assim como certos grupos se caracterizam através de alguma marca (digamos, por utilizarem certos trajes, por terem determinados hábitos, etc.), também podem caracterizarem-se por traços linguísticos." (POSSENTI, 1996, p. 34).