Questão
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2020
Fase Única
SOMATORIA-Texto-1Nos48969595415
Discursiva
(SOMATÓRIA)

Texto 1

Nos anos 1960, o general Golbery do Couto e Silva (1911-1987), um dos artífices do golpe de 1964 e influenciador de toda uma geração de militares, escreveu em sua “Geopolítica do Brasil” que a Amazônia era um “deserto verde” e que a função do governo era “incorporá-la realmente à nação”. Ele resumiu sua “ideia de manobra geopolítica para integração” em três linhas de ação, incluindo “inundar de civilização a hileia amazônica [termo usado no século XIX para designar a região], a coberto dos nódulos fronteiriços, partindo de uma base avançada constituída no Centro-Oeste”.

A linha de ação foi confirmada em 1969, quando o CSN (Conselho de Segurança Nacional), formado pelo presidente da República e pelos ministros militares e civis da ditadura militar (1964-1985), editou o ultrassecreto “Conceito Estratégico Nacional”.

O documento, que permaneceu sigiloso até 2006, estabeleceu como meta do governo o “desenvolvimento de uma política ordenada de expansão e distribuição espacial da população, orientada e dirigida para a exploração do potencial de recursos naturais do país, em setores prioritários ou em regiões selecionadas, bem como para a ocupação racional e efetiva do território nacional”. 

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2019/08/teoria-conspiratoria-da-ditadura-guia-bolsonaro-na-amazonia.shtml. Acesso em: 11 set. 2019.

Texto 2

[...] o recente romance da escritora japonesa Yoko Tawada, “Memórias de um urso-polar” (Todavia), pode ser considerado exemplar. Nele, além de dar voz a três gerações de ursos-polares submetidos à exploração em circos e zoológicos europeus, a autora discute as deploráveis consequências do aquecimento global para a vida do planeta, ao mesmo tempo que confere aos viventes não humanos o estatuto de sujeitos singulares, dotados de inteligência, sentimentos e linguagens próprias. 

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2019/09/livros-adotam-ponto-de-vista-animal-para-discutir-a-etica-humana.shtml. Acesso em: 11 set. 2019.

Com base na leitura dos textos acima, é correto afirmar que:

01. o primeiro texto denota uma percepção unilateral dos personagens a respeito da natureza, que é vista como um objeto a serviço da exploração humana. 

02. o segundo texto denota uma percepção multilateral da autora a respeito das relações éticas dos seres humanos com o ambiente ao seu redor e com outras espécies vivas. 

04. a relação entre humanos e animais refere-se apenas às formas de predação ou domesticação. 

08. ética e cultura são temas de estudo das ciências humanas e da filosofia que englobam o modo como o ser humano se situa em seu próprio mundo; na medida em que se modificam as percepções do mundo, valores éticos e culturais podem se modificar, dando importância a relações que antes pareciam irrelevantes. 

16. a ocupação territorial de uma nação se orienta exclusivamente pelos valores de segurança nacional e interesse econômico, pois os sujeitos viventes não humanos são incapazes de sentir os efeitos dessa exploração. 

32. a incorporação real da Amazônia ao Brasil, preconizada pelo general Golbery do Couto e Silva, visava à preservação da biodiversidade da região, elogiada com o termo “deserto verde”. 

64. a ética animal e a alteridade cultural contribuem para a percepção de que os efeitos da ocupação humana sobre o planeta Terra não sejam observados somente do ponto de vista dos seres humanos.