(SOMATÓRIA)
Umbanda e candomblé se configuram nas duas principais religiões afro-brasileiras. Presentes em todo o território nacional, ambas possuem milhares de adeptos e admiradores. Resultantes do processo histórico de formação da sociedade brasileira, tais religiões se constituem em um verdadeiro patrimônio nacional. A respeito desse tema, assinale o que for correto.
01) Nas últimas décadas, ocorreu uma forte aproximação entre o candomblé, a umbanda e as religiões neopentecostais. Sobretudo no Rio de Janeiro, atualmente é possível falar que houve uma fusão entre tais matrizes e que elas acabaram por ressignificar o conceito de religião, especialmente, entre as comunidades negras habitantes das favelas cariocas.
02) Apesar de ter raízes africanas, a umbanda nasceu no Brasil e se caracteriza pela mistura de crenças e de rituais africanos e europeus. Figuras como a dos pretos-velhos, da pomba gira e do caboclo são os guias (entidades) da umbanda, os quais, segundo essa crença, entram em contato com os seres humanos por intermédio dos chamados médiuns.
04) Durante o período do Império (1822-1889), o candomblé e a umbanda foram elevados à condição de religiões nacionais. Tal decisão se deu como forma de tentar pacificar os levantes escravos e de conter o avanço do movimento abolicionista no Brasil.
08) O candomblé é uma religião de origem africana que chegou ao Brasil com os negros escravizados. Desde o início, suas práticas foram reprimidas pelos colonizadores portugueses, o que levou os seus adeptos a associar os seus orixás aos santos católicos, o chamado sincretismo religioso.
16) As cerimônias do candomblé acontecem em templos específicos (os terreiros) e podem envolver o sacrifício de animais. Celebrados em língua africana, os rituais são marcados pela batida do atabaque e pelos cantos em homenagens aos orixás.