Questão
Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
2022
Fase Única
SOMATORIA-Vestido4612d650120
Discursiva
(SOMATÓRIA)

Em relação a Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, assinale o que for correto.

01) Vestido de Noiva (1943), peça de Nelson Rodrigues, é considerada por muitos críticos o marco de início do teatro moderno brasileiro. Encenada pela primeira vez em 1943, a peça rompe com os principais paradigmas do drama tradicional, expondo no palco a vida, as memórias e os devaneios de Alaíde, em 3 planos de encenação (Realidade, Memória e Alucinação) que se inter- relacionam no decorrer da trama. Dessa forma, pode-se dizer que a preocupação do dramaturgo não está centrada apenas em uma história de ciúme, amor, traição e morte, mas em como essa trama é apresentada ao leitor e espectador: a partir de diferentes ângulos.

02) Vestido de Noiva é uma peça com uma estrutura nada tradicional para a época, seja pela construção das personagens, que variam a partir da memória e da mente alucinada de Alaíde, seja pela disposição dos espaços ou pela transposição dos tempos entre o passado remoto (1905 – Época de Madame Clessi), o passado recente (memórias) e o presente (1943), além do tempo psicológico na cabeça da personagem alucinando em uma mesa de cirurgia. Essa complexa estrutura, que insere espaços e tempos psicológicos, é regida pelas didascálias, cujas diretrizes cênicas e movimentos de luz levam as personagens a transitarem pelos planos da alucinação, memória e realidade.

04) Um dos assuntos tratados na narrativa de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, é a influência e a manipulação da imprensa. Pimenta, Carioca, o Redator e os demais repórteres do A noite demonstram claramente alterar as condições e fatos do acidente envolvendo Alaíde, além de outras cenas em que há clara falta de ética jornalística. Um exemplo disso é a exploração de quatro crianças, os pequenos jornaleiros, que também colaboram com a manipulação midiática, fazendo com que o jornal A Noite seja muito conhecido, creditado e divulgado entre os personagens da trama.

08) A principal problemática de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, é a intriga entre mãe e filha. Clessi e Alaíde revelam os traumas das relações consanguíneas que podem se estender por gerações familiares (1905 – 1943). Alaíde liga-se à cocote como em uma relação maternal, externando os conflitos com seu marido e a vontade de libertar sua sexualidade, como fez Clessi, tornando-se uma prostituta de luxo. Alaíde nunca quis casar e, nesta narrativa, o casamento é representado como uma instituição falida.

16) A escolha do nome de personagens, como Homem Inatural, Segundo Homem Inatural, Mulher Inatural, Homem de Capa, O Limpador, Repórter, Médico, Mulher de Véu, Dançarina etc., revela o caráter universal da peça de Nelson Rodrigues. Assim, essas são personagens-tipo, ou seja, personagens que são consideradas representativas “dos comportamentos e das características físicas e psicológicas de uma classe ou de um grupo social” (Dicionário PRIBERAM de Língua Portuguesa, 2008-2020).