(SOMATÓRIA)
De acordo com a teoria sintética da evolução, os principais fatores que atuam sobre o conjunto de genes de uma população são a mutação, a recombinação genética, a migração, a seleção natural e a deriva genética. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
01) Na imigração, a chegada de novos indivíduos pode introduzir novos genes na população, que aumenta a sua variabilidade genética. Por outro lado, na emigração, com a saída de indivíduos, há redução da variabilidade genética na população.
02) A seleção natural atua permanentemente sobre todas as populações. Mesmo em ambientes estáveis e constantes, a seleção natural age para diminuir em frequência, ou até mesmo eliminar, fenótipos desfavoráveis.
04) Um caso particular de deriva genética é o princípio do fundador, que se refere ao estabelecimento de uma nova população a partir de poucos indivíduos que emigram de uma população original. Esses indivíduos serão portadores de pequena fração da variabilidade genética da população de origem.
08) As mutações são consideradas a fonte primária de variabilidade. Elas não ocorrem ao acaso e funcionam com o objetivo de adaptar o indivíduo ao ambiente. São mantidas por seleção natural e, caso sejam benéficas, são repassadas às próximas gerações sem sofrer mudanças (seleção disruptiva).