(SOMATORIA)

O álcool em gel, amplamente usado como sanitizante, tem, em sua composição, além de etanol, espessantes (que servem para aumentar a viscosidade do produto final), água e substância para ajuste de pH. O produto final deve conter etanol em concentrações de cerca de 70% (em massa). Alguns componentes usuais na produção de álcool em gel são mostrados abaixo:

Sobre o tema, é correto afirmar que:
01. o etanol e o glicerol, quando misturados no álcool em gel, interagem por meio de ligações de hidrogênio.
02. o Carbopol® interage com a água usada na produção de álcool em gel pela formação de ligações de elevado caráter iônico.
04. a mistura entre etanol e glicerol produz ácido acético, um eficaz bactericida que confere ao álcool em gel seu odor característico.
08. a água não está presente no álcool em gel que contém etanol e glicerol em sua composição, já que esses álcoois não são hidrossolúveis.
16. um frasco com 150 g de álcool em gel produzido para conter 70,0% (em massa) de etanol terá 105 g desse álcool em sua composição.
32. peróxido de hidrogênio e trietanolamina constituem um par ácido-base conjugado capaz de atuar como tampão para a manutenção do pH do produto final.