(SOMATÓRIA)
Em alguns casos, os alelos mostram irregularidades na transmissão e na expressão de suas características devido às interações com o ambiente. Dessa forma, a relação entre o genótipo e o fenótipo nem sempre é direta. Essa interação entre genótipo e o meio, manifestada por determinado fenótipo, pode ser medida por dois tipos de efeito: a penetrância e a expressividade. Em relação a esse assunto, assinale o que for correto.
01) A penetrância é definida como a porcentagem de indivíduos de uma população com um dado genótipo, que expressa o fenótipo correspondente.
02) Em um exemplo de polidactilia humana, se 85 % dos indivíduos de uma população que apresenta o alelo para a polidactilia manifestam o fenótipo em qualquer expressividade, a penetrância desse alelo nessa população é de 85 %.
04) A expressividade refere-se à intensidade ou ao grau de expressão de um certo genótipo no fenótipo, variando de expressão leve a total.
08) A expressividade variável pode ser exemplificada em cães da raça beagle, onde um grupo de indivíduos que possuem o mesmo alelo (Sp) apresentam diferenças na expressão fenotípica, constatada pelos diferentes padrões de manchas na pelagem dos animais.
16) O alelo causador da polidactilia humana pode apresentar casos de penetrância incompleta e de expressividade variável.