(SOMATÓRIA)
"O golpe de outubro de 1930 resultou no deslocamento da tradicional oligarquia paulista do epicentro do poder, enquanto que os demais setores sociais a ele articulados e vitoriosos não tiveram condições, individualmente, nem de legitimar o novo regime, nem, tampouco, de solucionar a crise econômica."
Sobre a era Vargas, assinale o que for correto.
(IN: Maria Y. Linhares. História Geral do Brasil)
01) A Revolução de 1930 trouxe ao centro do palco político outros homens, não propriamente neófitos, mas que não haviam ainda representado papéis políticos de envergadura, dentre eles o próprio Getúlio.
02) Mesmo enfrentando grandes questionamentos, como a Revolução de 1932, Vargas promoveu um processo de reconstitucionalização que envolveu a convocação de eleições para uma Assembléia Nacional Constituinte, em 1933, e a promulgação de uma nova Constituição em 1934.
04) No período, o país assistiu à formação de dois movimentos políticos com propostas distintas mas que tinham em comum o objetivo de uma ampla mobilização popular: a Aliança Nacional Libertadora (ANL), que apresentava um ideário da esquerda comunista, e a Ação Integralista Brasileira (AIB), inspirada nas experiências fascistas do momento.
08) A promulgação da Constituição de 1934 e a repressão às ações da ANL e do PCB, em 1935, contribuíram para o amadurecimento de uma proposta de Estado autoritário e corporativo, cuja chefia foi assumida por Getúlio Vargas: o Estado Novo.
16) O período 1930-37 se define como de crise política aberta. Nenhuma das frações de classe envolvidas conseguiu hegemonia na sucessão à burguesia cafeeira, o que permitiu à burocracia estatal uma atuação relativamente autônoma face aos interesses em disputa.