SOMATÓRIA
“A arte capacita o homem para compreender a realidade e o ajuda não só a suportá-la como a transformá-la, aumentando-lhe a determinação de torná-la mais humana e mais hospitaleira para a humanidade. A arte, ela própria, é uma realidade social. A sociedade precisa do artista, este supremo feiticeiro, e tem o direito de pedir-lhe que ele seja consciente de sua função social. Tal direito nunca foi discutido numa sociedade em ascensão, ao contrário do que ocorre nas sociedades em decadência. A ambição do artista que se apoderou das idéias e experiências do seu tempo tem sido sempre não só de representar a realidade como a de plasmá-la.” (FISCHER, E. A necessidade da arte. In: ARANHA, M.; MARTINS, M. Filosofando. São Paulo: Moderna, 2003, p. 376).
Considerando o fragmento transcrito, assinale o que for correto.
01) Cercear e proibir as manifestações artísticas implica limitar a própria expressão que uma sociedade faz de si mesma.
02) As manifestações artísticas, em função de sua grande influência, devem ser mais controladas nas sociedades avançadas. 04) A arte não inventa costumes, modos, gostos, mas os representam em suas manifestações artísticas.
08) As sociedades em decadência são aquelas que questionam a função social do artista.
16) Os artistas devem possuir consciência de sua função na sociedade e de sua importância para humanizá-la.