SOMATÓRIA
“Na atualidade, a China merece um olhar mais detido no contexto das forças econômicas globais, dado o protagonismo que vem assumindo nas relações comerciais e de poder [...]”. (OLIC, N. Basic; SILVA, A. Corrêa da; LOZANO, R. Vereda digital. Geografia. São Paulo: Moderna, 2012, p. 541).
Sobre a experiência da China nas últimas décadas, assinale o que for correto.
01) Para a formação de um ambiente favorável ao crescimento econômico, foi decisiva a democratização do Estado, exemplificada pela introdução do sistema pluripartidário, política ensaiada nos últimos anos da liderança de Mao Tsé-tung e aprofundada por Deng Xiaoping.
02) O crescimento da economia chinesa desde a década de 1980 se deve à liberalização econômica, aos impostos baixos e ao baixo custo da mão de obra. As empresas de grande porte bem como as de pequeno porte têm-se instalado para aproveitar o grande mercado interno e as vantagens competitivas que o país oferece para a exportação.
04) O país já está diante dos limites físicos determinados pelo uso excessivo dos recursos naturais, embora possua enormes reservas de minério como ferro, magnésio, chumbo, carvão, petróleo e invista na indústria extrativa em outros países, especialmente nos africanos.
08) A partir da década de 1990, a China tornou-se o maior receptor de investimentos estrangeiros do mundo. O crescimento e o fortalecimento do mercado interno chinês propiciaram a elevação e a concentração da renda e o surgimento de uma classe média alta consumidora de bens de luxo, havendo, entretanto, ainda, desigualdades sociais e regionais.
16) A demografia tem sido um dos desafios das políticas públicas chinesas. No entanto, graças às exitosas medidas de controle de natalidade adotadas desde a década de 1970, o crescimento populacional caiu a tal ponto que, hoje, a China recuou para a condição de segundo país mais populoso do mundo, ficando atrás da Índia.