(SOMATÓRIA)

Na ausência de luz, a planta realiza apenas respiração e consome oxigênio. Na presença de luz, a planta realiza tanto fotossíntese quanto respiração. O gráfico abaixo representa a influência da luz na velocidade da fotossíntese nas plantas de sol (heliófitas ou heliófilas) e de sombra (umbrófitas ou umbrófilas). Analise o gráfico e assinale o que for correto.

Adaptado de: Linhares, S.; Gewandsznajder, F. Biologia hoje. 15ª ed. Volume 2. São Paulo: Editora Ática, 2010, p. 200
01) Em (II), estão representadas as plantas de sol. Elas possuem folhas mais finas e menos células, sendo necessário um alto consumo de energia proveniente da respiração para o seu crescimento. A produção de oxigênio é maior em relação às plantas de sombra (I).
02) As plantas de sombra (II) conseguem viver com baixa intensidade luminosa como, por exemplo, o interior de florestas. Essas plantas precisam de uma menor quantidade de energia da respiração para sobrevivência, portanto, precisam de menor intensidade de luz para ultrapassar o ponto de compensação fótico.
04) As plantas de sol (I) são adaptadas a ambientes bem iluminados e precisam de muita luz para crescer. Essas plantas têm um ponto de compensação fótico mais alto e utilizam melhor as intensidades mais altas de luz em comparação às plantas de sombra.
08) Para haver crescimento da planta, é necessário que ela receba intensidade luminosa acima do ponto de compensação fótico. Assim, a fotossíntese supera a respiração e leva a um excedente de substâncias orgânicas.
16) O ponto de compensação fótico pode ser definido como o ponto em que todo o oxigênio produzido pela planta na fotossíntese é consumido por ela na respiração.