(SOMATÓRIA)
Uma bússola foi construída sobre uma circunferência trigonométrica de raio 1cm, cujo centro coincide com a origem de um sistema cartesiano ortogonal. As medidas angulares são feitas a partir do E (Leste) em sentido anti-horário para ângulos positivos. O eixo das abscissas está orientado no sentido de oeste para leste; o das ordenadas, no sentido de sul para norte, e o interno da bússola contém uma rosa dos ventos com os pontos cardeais. Sobre as características, os usos e as aplicações de simulações desse instrumento, assinale o que for correto.
01) Quando uma pessoa busca uma orientação de uma determinada rua com o uso dos pontos cardeais da rosa dos ventos, significa que, quando a bússola indicar a direção norte, a pessoa deve se deslocar para a parte meridional da rua.
02) Quando a agulha da bússola indicar a orientação de 135º positivo, medido no sentido anti-horário, significa que essa agulha aponta para um ponto colateral da rosa dos ventos denominado “nordeste”.
04) Desde que a bússola, associada à rosa dos ventos, esteja com o norte apontado na mesma direção, é possível encontrar rumos em mapas de localização.
08) Um ponto de localização que foi medido com –270° equivale a - 3π/2.
16) Nas medidas de orientações pela bússola, em qualquer parte da Terra o funcionamento é o mesmo, ou seja, a agulha imantada indica o polo sul ou a posição austral da Terra.