Questão
Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
2016
Fase Única
SOMATORIA-camada2052cdec78a
Discursiva
(SOMATÓRIA)

A camada de ozônio vem sendo destruída por certos tipos de gases liberados na atmosfera. Embora estratégias globais tenham sido discutidas e aplicadas, a redução da camada de ozônio permanece. Em relação à camada de ozônio, sua destruição e efeitos ao ser humano e ecossistemas, assinale o que for correto.

01) Os clorofluorcarbonos (CFCs) são muito estáveis e sobem lentamente até a estratosfera, onde reagem e começam a destruir o ozônio.

02) O aumento da passagem de radiação ultravioleta provocado pela progressiva destruição da camada de ozônio não tem influência sobre ecossistemas aquáticos.

04) Sob ação dos raios ultravioleta, os clorofluorcarbonos (CFCs) liberam átomos de cloro, que reagem com o ozônio e o transformam em oxigênio. No fim da reação, os átomos de cloro são regenerados e destroem outras moléculas de ozônio.

08) Para formar o ozônio, parte do oxigênio da atmosfera combina-se com o átomo de carbono. Na estratosfera, ocorre a reação de oxigênio e carbono formando o gás da camada de ozônio.

16) No ser humano, a maior exposição à radiação ultravioleta devido à destruição da camada de ozônio pode aumentar a incidência de câncer de pele (aumenta a taxa de mutações), de catarata (causa lesões no cristalino) e de prejuízos ao sistema imunológico.