(SOMATÓRIA)
Sobre os ciclos econômicos pelos quais passou o estado do Paraná, especificamente sobre o ciclo da madeira e seus problemas decorrentes, assinale o que for correto.
01) A exploração desordenada da madeira penetra o interior do estado, ocasionando grandes desmatamentos no final do século XIX e início do século XX, quando o pinho do Paraná começa a ser comercializado em vários pontos do Brasil e até no exterior.
02) O ciclo da madeira e a agricultura devastaram as florestas nativas do Paraná, e hoje as áreas de reflorestamento do estado só utilizam a Araucária angustifólia, que havia sido quase levada à extinção e que é empregada no fabrico do papel e celulose, uma vez que é economicamente mais viável por se desenvolver em poucos anos.
04) O aproveitamento comercial da madeira somado à implantação da cultura cafeeira, o quinto ciclo do estado, e à policultura e pecuária, a partir dos anos de 1960 e 1970, são os principais fatores do rápido desaparecimento das florestas do Paraná.
08) O primeiro ciclo econômico pelo qual passou o Paraná foi o da cana de açúcar, que foi desenvolvido no litoral e penetrou em direção ao planalto, ocasionando o aparecimento de engenhos de açúcar, um dos quais deu origem a Curitiba.
16) Após o ciclo do tropeirismo iniciou-se o ciclo da erva-mate e, quase simultaneamente, o ciclo da madeira, responsável pelo aparecimento das serrarias e indústrias ligadas à madeira, tendo se desenvolvido devido à abertura de caminhos, estradas de ferro e rodovias, navegação de rios, principalmente do Iguaçu, e ao aparecimento de vilas e povoados em pleno sertão paranaense.