(SOMATÓRIA)

A competição interespecífica é um dos fatores importantes na regulação de populações biológicas. O cientista G. S. Gause demonstrou o efeito da competição interespecífica entre duas populações de protozoários do gênero Paramecium. Mantendo os protozoários em frascos e alimentando-os com bactérias, Gause pôde elaborar as curvas de crescimento populacional para cada espécie quando cultivadas separadas ou juntas (Fig. 1). Observe os resultados do experimento de Gause, associe com os conhecimentos de Ecologia de Populações e assinale o que for correto.
Figura 1: Curvas de crescimento de duas espécies de Paramecium, P. caudatum e P. aurelia. Em A, curvas obtidas quando as duas espécies foram cultivadas separadamente e em B, as duas espécies foram cultivadas juntas.

Adaptado de: AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia das populações: genética, evolução biológica, ecologia. 2 ed. Vol. 3. São Paulo: Moderna, 2004.
01) Quando cultivados em conjunto, P. caudatum leva a população de P. aurelia ao declínio do número de indivíduos.
02) O gráfico B mostra que P. caudatum tem maior força competitiva que P. aurelia.
04) Conforme se observa no gráfico A, P. caudatum atinge a capacidade de suporte (K) da população, enquanto que P. aurelia não consegue atingir a capacidade de suporte da população, ficando com um número de indivíduos inferior a P. caudatum.
08) Paramecium caudatum atingiu a capacidade de suporte populacional tanto nas culturas separadas como nas culturas mistas.
16) Os resultados demonstrados do experimento de Gause correspondem ao que chamamos em Ecologia de princípio da exclusão competitiva.