SOMATÓRIA
“Os compositores clássicos haviam objetivado atingir o equilíbrio entre estrutura formal e a expressividade. Os românticos vieram desequilibrar a balança. Eles buscaram maior liberdade de forma e de concepção em sua música, e a expressão mais intensa e vigorosa de sua emoção (...)”
(BENNETT, R. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1986, p. 57).
“Ao negar a estética neoclássica, a pintura romântica aproxima-se das formas barrocas. (...) Além disso, a natureza, relegada a pano de fundo nas cenas aristocráticas pelo Neoclassicismo, ganha importância. Ela mesma passa a ser o tema da pintura. Ora calma, ora agitada, a natureza exibe, na tela dos românticos, um dinamismo equivalente às emoções humanas.”
(SANTOS, M. das G. V. P. dos. História da arte. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007, p. 175).
Dentro do panorama apresentado pelos trechos acima, assinale o que for correto.
01) O romantismo musical, ao buscar formas de representar conteúdos emocionais, apoia-se exclusivamente no texto, característica essa que impede o desenvolvimento de novas técnicas harmônicas e melódicas, durante o período.
02) Compositores como Schumann, Schubert e Brahms foram importantes articuladores da música do período, promovendo grandes transformações estéticas e técnicas.
04) Na pintura de Goya, Delacroix e de outros pintores românticos, o dinamismo e a sugestão de agitação negados pelos neoclássicos são resgatados. A valorização da cor e dos contrastes são tentativas de produzir efeitos de dramaticidade mais proeminentes que no período anterior.
08) W. A. Mozart é considerado o compositor expoente do período Romântico.
16) O retorno às técnicas de escrita vocal renascentistas são de grande importância para o estabelecimento da ópera romântica.