(SOMATÓRIA)
Sobre contos da obra A legião estrangeira, de Clarice Lispector, assinale o que for correto.
01) No conto “Tentação”, a narrativa parte de uma situação aparentemente banal – uma menina com soluço sentada nos degraus da escada de sua casa – para realizar a sondagem psicológica e expor um conflito interior da personagem: o descontentamento com os seus cabelos ruivos.
02) Com uma linguagem que revaloriza as palavras, explorando significados, os contos da obra enveredam pela narrativa intimista, introspectiva, fixando-se no espaço psicológico das personagens. Algumas delas não têm sequer nome, como ocorre no conto “A repartição dos pães”.
04) Em “Os desastres de Sofia”, a narradora recorda-se de momentos felizes vividos na juventude, especialmente em uma ceia, na noite de Natal, em que Juca elogiou Sofia por estar usando um traje deslumbrante.
08) O conto “O ovo e a galinha”, cujo enredo não é estruturado de forma tradicional, é narrado em primeira pessoa, favorecendo divagações e reflexões do narrador. A narrativa explora a consciência ou não consciência de estar no mundo e os sentidos da vida e da morte.
16) Com vocabulário rebuscado e muitas personagens, o conto “A quinta história” une várias narrativas curtas, rememoradas por Margarida, nas quais transparece seu medo de diversos animais, como baratas, besouros, escorpiões e aranhas.