(SOMATÓRIA)
Os cordados, cujos representantes mais conhecidos são os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, são animais triblásticos, enterocelomados, deuterostômios, metamerizados, com simetria bilateral e sistema digestório completo. A maioria das espécies tem endo-esqueleto, sistema circulatório fechado e coração ventral. Além de todas essas características, os cordados, durante seu desenvolvimento embrionário, possuem demais aspectos que os agrupam. Com relação a algumas dessas características, assinale o que for correto.
01) Durante o início do desenvolvimento embrionário dos cordados, o ectoderma da região dorsal do embrião dobra-se e forma um tubo – o tubo nervoso –, do qual se origina o sistema nervoso. O fato de apresentarem tubo nervoso dorsal diferencia os cordados de todos os outros animais.
02) O termo cordado refere-se à presença da notocorda, também chamada de corda dorsal. É um bastão firme e flexível que se forma no dorso do embrião, entre o tubo nervoso e tubo digestório.
04) Os embriões dos cordados desenvolvem uma série de fendas nos dois lados da faringe, chamadas de fendas faringianas ou fendas branquiais. Nos cordados aquáticos, o tecido que reveste as traves entre as fendas faringianas desenvolve-se e origina as brânquias; nos cordados terrestres, as fendas faringianas se fecham e desaparecem no decorrer do desenvolvimento embrionário.
08) Os cordados possuem uma cauda pós-anal musculosa. Trata-se de uma região posterior ao ânus com músculos e notocorda. Nos cordados aquáticos, serve para a natação. Em outros, como jacarés e lagartos, também funciona como arma de defesa e ataque. Em certos macacos, ela é preensora, ajudando o animal a se segurar nos galhos das árvores. No ser humano, está atrofiada e forma o final da coluna vertebral (cóccix).