(SOMATÓRIA)
O crescimento corpóreo de um indivíduo está atrelado aos processos de ossificação. Com relação às características da ossificação e sua fisiologia, assinale o que for correto.
01) Na infância e na adolescência, quando os ossos estão crescendo juntamente com todo o corpo, além dos hormônios do crescimento e dos sexuais, há outro fator importante para a formação e estruturação dos ossos: a ingestão de alimentos ricos em cálcio, fósforo, vitaminas D, A e C e proteínas.
02) O processo de ossificação endocondral é o mais comum de formação dos ossos. Nesse tipo de formação óssea, a exemplo do fêmur, o processo de ossificação começa nas extremidades (epífises) e dirige-se para o centro (diáfise).
04) O cálcio e o fósforo fazem parte da matriz óssea. A vitamina D promove principalmente a absorção intestinal do cálcio. Por isso, a falta dessa vitamina e de cálcio na infância pode causar o raquitismo, doença em que a matriz óssea não se calcifica normalmente.
08) A ossificação intramembranosa ocorre a partir da cartilagem hialina e é responsável por formar os ossos longos do corpo.