Questão
Universidade Estadual de Maringá - UEM
2016
Fase Única
SOMATORIA-dia-primeira259a97f03ab
Discursiva
SOMATÓRIA

“No dia da primeira exibição pública de cinema – 28 de dezembro de 1895, em Paris –, um homem de teatro que trabalhava com mágicas, Georges Méliès, foi falar com Lumière, um dos inventores do cinema; queria adquirir um aparelho e Lumière o desencorajou, disse-lhe que o ‘cinematógrapho’ não tinha o menor futuro como espetáculo, era um instrumento científico para reproduzir o movimento e só poderia servir para pesquisas. Mesmo que o público, no início, se divertisse com ele, seria uma novidade de vida breve, logo cansaria.” (BERNADET, J-C. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 2004, p. 11).

Lumière estava completamente enganado. Assinale o que estiver correto sobre a história do cinema.

01) Um dos fatores que concorreram para o sucesso do cinematógrafo foi o recurso da reprodutibilidade, já que as películas podiam ser exibidas em diversos lugares ao mesmo tempo.

02) O cinema aproveitou-se, desde seus primeiros anos, das narrativas folhetinescas disseminadas pelos jornais e revistas, histórias que faziam grande sucesso entre as classes médias dos países ocidentais.

04) A dramaturgia cinematográfica encontrou, desde o seu início, uma personalidade própria, que rompia com as técnicas e os estilos de representação característicos do teatro.

08) Um dos fatores que levaram à expansão e ao êxito do cinema foi seu caráter industrial, marcado por uma divisão rigorosa do trabalho e por um aporte contínuo de novas tecnologias e métodos de gerenciamento da produção.

16) Ao contrário do Ocidente, os países do chamado Bloco Soviético rejeitaram os usos políticos e pedagógicos do cinema e pouco contribuíram para o seu desenvolvimento quer como indústria, quer como arte.