Questão
Universidade Estadual de Maringá - UEM
2013
Fase Única
SOMATORIA-disparidade2546da75251
Discursiva
SOMATÓRIA

“A disparidade das filosofias tem por reflexo, obviamente, a disparidade de significações de filosofia, o que não impede de reconhecer algumas constantes. Destas, a que mais se presta a relacionar e articular os diferentes significados desse termo é a definição contida no Eutidemo de Platão: filosofia é o uso do saber em proveito do homem. Platão observa que de nada serviria possuir a capacidade de transformar pedras em ouro a quem não soubesse utilizar o ouro, de nada serviria uma ciência que tornasse imortal a quem não soubesse utilizar a imortalidade, e assim por diante. É necessário, portanto, uma ciência em que coincidam fazer e saber utilizar o que é feito, e essa ciência é a filosofia.” (ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. Tradução da 1ª ed brasileira coordenada e revista por Alfredo Bosi. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. p. 514.) Com base nessa definição de filosofia apresentada por N. Abbagnano, assinale o que for correto.

01) A filosofia é o estudo de noções e conceitos teóricos que não possuem aplicação prática correspondente.

02) A diversidade das filosofias confere a elas um estatuto contraditório e destituído de valor de verdade.

04) O saber construído pela filosofia reflete seu próprio surgimento, qual seja, a necessidade humana de procurar respostas.

08) A filosofia é uma ciência, mas não é uma ciência qualquer, pois tem a necessidade de ser auto-referente, isto é, compreender a razão de sua própria existência.

16) Platão relaciona a filosofia com a alegoria do Rei Midas, que, segundo o mito, transformava tudo o que tocava em ouro.