Questão
Universidade Estadual de Maringá - UEM
2014
Fase Única
SOMATORIA-dogmatismo-e31474589c7f
Discursiva
SOMATÓRIA

“[...] ‘dogmatismo’ é uma atitude filosófica caracterizada pela ausência da crítica em relação ao que podemos conhecer através da razão. Em filosofia, o dogmatismo corresponde ao intuito de apresentar verdades últimas sobre as questões mais essenciais ao homem, tais como a imortalidade da alma, a origem do mundo (incluindo nisto o tema da liberdade) e a existência de Deus, sem, todavia, indagar-se preliminarmente se, de fato, podemos avançar enunciados teórico-especulativos sobre esses objetos. É isto o que a crítica cuida de examinar, ao instituir o que está ao nosso alcance conhecer. Ao fim deste exame, Kant conclui pela ilegitimidade dos enunciados dogmáticos acerca do que se encontra para além da experiência, isto é, o suprassensível. A resposta negativa de Kant representa o fim da metafísica tradicional: ao contrário do que haviam pretendido os filósofos dogmáticos, não há como fornecer, com base apenas na razão, um conhecimento de matiz teórico sobre a alma, a liberdade e Deus. Por outro lado, isso não significa que a razão não possa pensar tais ‘objetos’. Ao contrário, Kant [...] mostra que esses temas são imprescindíveis para nossa razão em sua dimensão prática e moral.” 

(FIGUEIREDO, V. Kant e a liberdade de pensar publicamente. In: MARÇAL, J. (org.). Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED, 2009, p. 402).

Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.

01) A impossibilidade de conhecimento sobre objetos suprassensíveis não anula a importância desses objetos para o desempenho da religião e do comportamento moral.

02) O dogmatismo é decorrente da atitude pseudofilosófica que consiste em confundir, na ordem do conhecimento, objetos sensíveis e suprassensíves.

04) Os objetos da razão, quando não pertencem à experiência sensível, estão comprometidos com o imperativo categórico e não podem ser conhecidos.

08) A metafísica tradicional desejava conhecer a existência de Deus, a imortalidade da alma e a finalidade do mundo.

16) Kant se apresenta como o pai da metafísica tradicional, pois confunde conhecimento racional e empírico.