SOMATÓRIA
“A dominação, ou seja, a probabilidade de encontrar obediência a um determinado comando, pode fundar-se em diversos motivos de submissão. Pode depender diretamente de uma situação de interesses, ou seja, de considerações utilitárias de vantagens e inconvenientes por parte daquele que obedece. Pode também depender de mero ‘costume’, do hábito obtuso de um comportamento inveterado. Ou pode fundar-se, finalmente, no puro afeto, na mera inclinação pessoal do dominado. Não obstante, a dominação que repousasse apenas nesses fundamentos seria relativamente instável. Nas relações entre dominantes e dominados, por outro lado, a dominação costuma apoiar-se internamente em bases jurídicas, nas quais se funda a ‘legitimidade’, e o abalo dessa crença na legitimidade costuma acarretar consequências de grande alcance.” (WEBER, Max. Os três tipos puros de dominação legítima. IN: CASTRO, Celso. Textos básicos de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2014, p.58). Considerando o texto e conhecimentos sobre o conceito de dominação de Max Weber, assinale o que for correto.
01) A obediência é uma força coercitiva que se impõe sobre os indivíduos como uma forma de lei natural que assegura a perpetuação histórica das formas de dominação.
02) As ações sociais orientadas pela obediência à tradição são as que melhor caracterizam as relações de dominação na sociedade moderna.
04) A racionalidade jurídica expressa a forma mais elevada de pensamento humano; portanto, é raramente questionada pelos indivíduos.
08) A dominação é uma relação social, portanto envolve ações sociais recíprocas entre dominantes e dominados.
16) As ações humanas são orientadas por diversas motivações e finalidades que envolvem tanto relações de afeto quanto cálculos que avaliam ganhos e perdas de determinadas atitudes.