(SOMATÓRIA)
Na ecologia, é possível representar os níveis tróficos de um ecossistema por meio de retângulos superpostos, que formam as chamadas pirâmides ecológicas. Abaixo são apresentadas quatro pirâmides ecológicas. Sobre elas, assinale o que for correto.

Adaptado de: Linhares, S.; Gewandsznajder, F. Biologia hoje. 15ª ed. Volume 3. Editora Ática. São Paulo, 2010.
01) As pirâmides Ⓐ e Ⓑ são pirâmides de números. As pirâmides de números são utilizadas para indicar a quantidade de indivíduos existentes em cada nível trófico de uma cadeia alimentar.
02) A pirâmide Ⓑ é considerada uma pirâmide invertida. Isso ocorre quando a base é menor que o ápice. Neste exemplo, uma árvore é capaz de sustentar 500 pulgões que, por sua vez, sustentam 30.000 protozoários.
04) Uma pirâmide de biomassa é representada na letra Ⓒ. A quantidade de matéria orgânica presente no corpo dos seres vivos de determinado nível trófico é chamada de energia. Com frequência, ela é expressa em peso seco (para descontar a água) por unidade de área (g/m², por exemplo) ou de volume (g/m³). Em todas as representações, a biomassa aumenta ao longo da cadeia.
08) As pirâmides de números apresentadas em Ⓐ e Ⓑ são as únicas capazes de indicar a produtividade de um ecossistema.
16) Em Ⓓ, é representada uma pirâmide de energia. Nestas, representamos, em cada nível trófico, a quantidade de energia acumulada por unidade de área ou de volume e por unidade de tempo.