(SOMATÓRIA)
Na espécie humana, existem 4 grupos sanguíneos relacionados ao sistema ABO, denominados A, B, AB e O, de acordo com a presença ou ausência de certos antígenos na superfície das hemácias. Essa característica genética é determinada pela combinação dos alelos para antígeno A (Iᴬ), antígeno B (Iᴮ) e ausência de antígeno (i). Sobre a genética do sistema ABO, assinale o que for correto.
01) Um homem com grupo sanguíneo do tipo “O”, casado com uma mulher com sangue do tipo “O”, terá probabilidade de 100% dos(as) filhos(as) com o mesmo tipo sanguíneo dos pais, ou seja, tipo “O”.
02) Um casal em que ambos são do tipo sanguíneo “AB” pode gerar crianças do tipo “AB” (50% de chance), crianças do tipo “A” (25% de chance) e do tipo “B” (25% de chance).
04) Um homem com o genótipo Iᴬi, casado com uma mulher do mesmo genótipo, acusa corretamente sua esposa de infidelidade, visto que a única filha do casal apresenta sangue do tipo “O” (genótipo ii).
08) Um menino, cujo sangue é do tipo “O”, não pode ser filho de um pai do tipo sanguíneo “B” e de uma mãe do tipo sanguíneo “A”, visto que este casal, independente do genótipo que possui, só pode gerar filhos dos tipos “A”, “B” e “AB”.
16) Um casal, composto por uma mulher do tipo “O” (genótipo ii) e um homem do tipo “B” (genótipo Iᴮi) só pode gerar filhos(as) com o mesmo tipo sanguíneo do pai, visto que o alelo IB é dominante em relação ao alelo i.