(SOMATÓRIA)

A figura abaixo esquematiza o ciclo de vida de um pinheiro. Com relação ao ciclo de vida de gimnospermas, assinale o que for correto.

Fonte: Amabis, JM; Martho, GR. Biologia dos organismos: Classificação, estrutura e função nos seres vivos. Volume 2. Editora Moderna, São Paulo. 713 p.
01) Ao atingir a maturidade sexual, a gimnosperma produz ramos reprodutivos especiais denominados estróbilos.
02) Um estróbilo apresenta um eixo central, no qual estão inseridas as folhas especializadas, os esporófilos. Os esporófilos formam esporângios, no interior dos quais são produzidos esporos.
04) Os esporos femininos das gimnospermas acumulam substâncias nutritivas e crescem muito, sendo por isso denominados megásporos. Os esporos masculinos são bem menores e denominados micrósporos.
08) No interior dos microsporângios, centenas de células sofrem meiose e originam micrósporos haploides; enquanto que, no interior de um megasporângio, uma célula diploide acumula substâncias nutritivas e cresce muito, sofrendo meiose em seguida. Das quatro células resultantes da meiose feminina, três degeneram, resultando apenas uma, denominada megásporo.
16) A chegada dos grãos de pólen ao óvulo é chamada de polinização. No pinheiro, o agente responsável por essa etapa é a gralha azul. Após a gralha azul levar o grão de pólen ao óvulo, ele germina, formando um longo tubo polínico.