(SOMATÓRIA)
Sobre a estrutura fundiária, as formas de trabalho no campo e os conflitos de terra no Brasil, assinale o que for correto.
01) Embora os primeiros movimentos dos trabalhadores rurais sem-terra tenham surgido no Rio Grande do Sul na década de 1970, o MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra surgiu em Cascavel, no Paraná, na década de 1980, com o objetivo de se fazer uma reforma agrária rápida e justa.
02) A maioria dos imóveis rurais brasileiros é de pequenas propriedades que, em área, superam às grandes propriedades.
04) Posseiros e grileiros estão frequentemente envolvidos nos conflitos pela terra sendo que os primeiros têm posse da terra, nela trabalham, mas não possuem o título de propriedade, e os grileiros tomam posse da terra de outros, usando, para isso, falsas escrituras de propriedade.
08) O trabalho assalariado temporário é a forma predominante de trabalho no campo no Brasil, aparecendo, ainda, o trabalho familiar, o arrendamento e a parceria.
16) O Estatuto da Terra tinha como principais pontos a classificação dos estabelecimentos rurais por sua "função social", dentre os quais aparece o latifúndio por dimensão, que é o imóvel rural explorado pelo agricultor e sua família, e que lhe garanta trabalho e subsistência sem o auxílio de terceiros.