(SOMATÓRIA)
Os eventos de gutação e transpiração levam à perda de água pela planta. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
01) Em algumas plantas, o excesso de água empurrado pela pressão da raiz pode ser eliminado em pequenas gotas por meio dos hidatódios, situados nas folhas. Esse fenômeno é denominado de gutação e ocorre quando o solo está hidratado e o ar muito úmido, dificultando assim a perda de água por transpiração.
02) Na maioria das plantas, os estômatos ficam abertos quando há luz e boa disponibilidade de água, permitindo a entrada de gás carbônico e a transpiração.
04) Quando há excesso de água, as células do parênquima clorofiliano secretam o hormônio ácido abscísico, o qual inibe o transporte ativo do íon potássio, estimulando o fechamento dos estômatos e permitindo assim evento da transpiração.
08) Plantas de regiões quentes e secas apresentam algumas peculiaridades que evitam o excesso de perda de água pelas folhas. As folhas são maiores e mais finas, com muitos estômatos na superfície, os quais permanecem fechados durante o dia e se abrem durante a noite, impedindo assim a desidratação por transpiração.