(SOMATÓRIA)
O fascismo, na Itália, correspondeu a um movimento político totalitário e totalizante que se caracterizou por uma resposta do capital nacional italiano ao crescimento dos movimentos populares (em especial, os comunistas) naquele país na década de 1920. Adotando uma prática econômica corporativa e sendo incisivo na afirmação da identidade nacional, o fascismo italiano teve em Benito Mussolini o seu principal líder. A respeito desse tema, assinale o que for correto.
01) A Carta del Lavoro, documento que estabeleceu a legislação trabalhista italiana, teve como inspiração o modelo implantado no Brasil durante o Estado Novo de Getúlio Vargas.
02) Mussolini construiu a imagem de líder carismático, capaz de salvar a Itália de seus problemas políticos e econômicos derivados do processo de unificação e da expropriação produzida pela I Guerra Mundial.
04) O Estado fascista italiano exerceu forte controle sobre os meios de comunicação e sobre os meios de reprodução técnica da arte (como o cinema), para disseminar valores e símbolos e para fortalecer o sentido de identidade nacional.
08) Apesar de ter participado da II Guerra Mundial, Mussolini era totalmente contra a militarização nacional. Uma das primeiras ações do líder fascista ao chegar ao poder foi acabar com a obrigatoriedade do serviço militar na Itália.
16) O movimento que pôs fim ao fascismo na Itália teve na "Marcha sobre Roma" o seu ato derradeiro. Nesse episódio, os grupos populares contrários ao governo de Mussolini, depuseram o chefe da nação e o executaram em praça pública.