(SOMATÓRIA)
O feminismo, movimento social e político que defende o princípio de que mulheres e homens possuem direitos iguais, ganhou força mundial no século XX. No entanto, ao menos na Europa, é possível encontrar manifestações e ações em prol do feminismo desde o século XIX. A respeito desse tema de grande repercussão na contemporaneidade, assinale o que for correto.
01) A luta pela participação na vida política (direito de votar e ser votada) pode ser considerada uma das causas mais antigas do movimento feminista.
02) A Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (na década de 1920) correspondeu a uma das primeiras organizações das mulheres brasileiras na luta pelo direito ao voto e a participação no mercado de trabalho.
04) Nas décadas de 1960 e 1970, quando o movimento feminista se destacou no Brasil, a atriz Leila Diniz assumiu a condição de principal crítica ao feminismo. Conhecida por sua formação católica e por seu apoio à ditadura militar, Diniz concedeu inúmeras entrevistas criticando o feminismo, definido por ela como "a masculinização da mulher brasileira".
08) Nos Estados Unidos, assim como ocorreu um grande avanço do movimento negro na década de 1960, o feminismo também teve forte impulso. A revisão de valores no pós II Guerra Mundial fez emergir na sociedade norte-americana uma geração marcada pela contestação e pela luta por direitos, na qual se inserem as feministas.
16) A Lei Maria da Penha pode ser considerada como um dos grandes avanços do feminismo no Brasil. Criada para coibir, principalmente, a violência doméstica, ela tem incentivado a denúncia de casos de agressões cometidas por companheiros e maridos contra as mulheres.