(SOMATÓRIA)

Nas figuras A e B abaixo estão representados estômatos aberto e fechado, respectivamente. Com relação ao mecanismo de abertura e fechamento dos estômatos e os fatores ambientais atuantes, assinale o que for correto.

01) O movimento estomático, quando o suprimento hídrico é adequado, deve-se à entrada e à saída de íons potássio (K⁺) nas células-guarda. Em presença de luz ou sob baixa concentração de gás carbônico (CO₂), íons K⁺ são bombeados das células acessórias para o interior das células-guarda. O aumento da concentração desse íon faz com que as células-guarda absorvam água das células acessórias por osmose, tornando-se túrgidas e abrindo o ostíolo.
02) Os estômatos abrem-se quando a planta é submetida a baixas concentrações de gás carbônico (CO₂) e fecham-se quando a concentração desse gás se eleva. Se o gás carbônico (CO₂) se acumula no mesófilo, isso provavelmente significa que esse gás não está mais sendo utilizado para a fotossíntese, devido à falta de luz, sinalizando que os estômatos podem ser fechados.
04) O suprimento hídrico, que a planta dispõe, não exerce influência sobre o movimento dos estômatos. Na presença ou ausência de água, a abertura ou fechamento do estômato é controlado somente pela presença de luz e gás carbônico (CO₂).
08) No estômato fechado, as células acessórias cedem água e íons K+ para as células-guarda, promovendo o fechamento do ostíolo.