(SOMATÓRIA)
A filosofia grega surgiu motivada pelo espanto e pela admiração de alguns homens diante da realidade que até então era explicada pelo mito. São algumas de suas características mais importantes: a tendência à racionalidade; o uso de argumentos lógicos e racionais para explicar os acontecimentos naturais e as ações humanas; a elaboração de conhecimentos mediante demonstrações rigorosamente conduzidas pelo pensamento; a capacidade de generalizar e de universalizar como instrumento de conhecimento da realidade; a aplicação da análise e da síntese como métodos racionais para compreender as semelhanças e as diferenças da multiplicidade percebida; o uso da linguagem como meio de transmissão e de ensino do conhecimento. Sobre a filosofia grega, assinale o que for correto.
01) A cosmologia surgiu como uma primeira tentativa de encontrar uma explicação racional ou natural do mundo como natureza organizada e ordenada por leis necessárias e universais.
02) Parmênides é considerado o primeiro filósofo a formular a identidade e a não contradição como princípios lógicos para o conhecimento da essência da realidade pelo uso da razão.
04) O paradoxo de Zenão é um argumento adotado para explicar que o verdadeiro conhecimento tem origem nos sentidos e que somente os seres contingentes e múltiplos constituem toda a realidade cognoscível.
08) Para Protágoras o homem é a medida de todas as coisas, e a verdade é sempre relativa e dependente do mundo que o homem constrói.
16) A dialética é o método proposto por Platão para o conhecimento racional das ideias no domínio do ser absoluto, eterno e imutável.