(SOMATÓRIA)
A respeito da fotossíntese, um complexo fenômeno que é responsável pela vida vegetal, assinale o que for correto.
01) As forças que atuam no transporte de seiva elaborada são decorrentes da osmose. Nas folhas, por causa da produção de carboidratos solúveis (como a glicose e a sacarose) pela fotossíntese, a concentração das soluções torna -se alta. Nos locais de consumo, ou nos tecidos de reserva, como nas raízes, a concentração de carboidratos solúveis é baixa. Em virtude da diferença de concentração entre as folhas e as outras partes da planta, cria-se uma pressão osmótica, que promove a translocação da seiva elaborada para essas regiões, que necessitam de carboidratos, mas não os produzem.
02) A matéria orgânica sintetizada por fotossíntese nas folhas é transportada para todas as partes da planta pelos vasos do xilema mediante um processo conhecido como translocação.
04) As plantas produzem, por fotossíntese, a matéria orgânica que será consumida pela respiração de todas as suas células vivas, dia e noite. Com a energia liberada, as plantas produzem novos materiais, o que promove seu crescimento. Se a fotossíntese e a respiração ocorressem sempre na mesma intensidade, toda a matéria orgânica produzida seria consumida pela respiração, não havendo excedentes. Como resultado, a planta não cresceria e não formaria órgãos de reserva.
08) A taxa de respiração de uma planta não sofre influência da luz e é praticamente constante durante o dia e a noite. A taxa de fotossíntese, por outro lado, varia de acordo com a intensidade luminosa do ambiente. Ponto de compensação fótica é o valor da intensidade da luz no qual o açúcar e o oxigênio resultante da fotossíntese são consumidos pela respiração da planta, na mesma proporção em que os produtos da respiração (gás carbônico e água) são utilizados na fotossíntese. Neste ponto, a planta está em equilíbrio energético.
16) Para que haja crescimento, a planta deve ultrapassar seu ponto de compensação fótica durante o dia. Se isso não ocorrer, ela não tem condições de produzir a matéria orgânica utilizada na respiração nos períodos em que a fotossíntese não é intensa ou não ocorre.