(SOMATÓRIA)
A frequência alélica pode mudar aleatoriamente ao longo das gerações, isto é, sem relação com o valor adaptativo (maior ou menor) dos indivíduos que compõem a população. Esse processo é usualmente denominado de deriva genética. É documentado que no efeito gargalo (do inglês, bottleneck) e no efeito do fundador, as populações também estão sob ação da deriva genética. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
01) Os efeitos da deriva genética sobre a alteração das frequências alélicas são mais evidentes em populações pequenas. Nos casos onde poucos indivíduos compõem a população, a amplitude da variação da frequência de um alelo pode ser maior ao longo das
gerações.
02) As populações pequenas tendem a manter sempre constantes suas frequências alélicas. Esse fato se deve a endogamia, a qual eleva a variabilidade genética da população sem alterar o valor adaptativo dos seus indivíduos.
04) A redução drástica do número de indivíduos que compõem uma população é chamada de efeito gargalo. A variabilidade genética encontrada após o gargalo populacional é menor em comparação a população inicial.
08) A deriva genética é o modo da seleção natural agir em populações pequenas, a exemplo das populações fundadas ou que sofreram gargalo populacional. Nesses exemplos, a frequência dos indivíduos de maior valor adaptativo é aumentada pela deriva genética.
16) O efeito do fundador é definido como o estabelecimento de uma nova população por poucos indivíduos de uma população original. Nesse processo, a população fundada contém uma fração menor da variação genética encontrada na população original.